(34) 99969-0040 contato@diariodocerrado.com.br

Petrobras de volta ao passado

2023-12-09 22:03:02
Diario do cerrado: Petrobras de volta ao passado

Foto: Antonio Lacerda/EFE

Aos poucos, os avanços institucionais da Petrobras vão derretendo e a companhia consolida passos em direção ao passado. Os sinais acumulados do primeiro ano do mandato petista incluem reorientação dos investimentos com retomada em refinarias, afrouxamento da política de preços e, em especial, intensificação da influência política e sindical nos órgãos de direção da empresa.

"A reorientação segue o rumo que já conhecemos, de alavancar o crescimento via Estado, que é o que o governo acredita", afirma Adriano Pires, especialista em energia e fundador do Centro Brasileira de Infraestrutura (CBIE).

Em novembro, o plano estratégico da companhia reafirmou a guinada de direção, mas as luzes vermelhas piscaram com maior intensidade no fim do mês, quando acionistas majoritários aprovaram mudanças no estatuto social da companhia, com supressão do artigo que trata da quarentena dos indicados políticos para a alta administração.

A alteração foi baseada na liminar do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu as restrições impostas pela Lei das Estatais. Foram 55% dos votos a favor das alterações e 32% contrários. "A notícia é muito ruim, cria brechas para a volta de um quadro diretivo na empresa ou no conselho de pessoas que militem mais na política do que atuem na indústria de óleo e gás", afirma o fundador do CBIE.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, em cautelar, que a estatal não registre as mudanças no estatuto até a decisão do mérito pelo STF. "Felizmente, o TCU teve bom senso. A mudança é um risco à governança. Os acionistas privados, minoritários, votaram contra", destaca Pires.


(*) Com informações Gazeta do Povo

Nuvem de tags

Petrobras,

Economia,

Política ,

Comentários

Envie seu comentário