(34) 99969-0040 contato@diariodocerrado.com.br

Uberlândia vai comercializar pó de basalto

2023-11-03 05:40:19
Diario do cerrado: Uberlândia vai comercializar pó de basalto

Rodrigo Ferreira/Diário do Cerrado

O pó de basalto extraído do solo de Uberlândia já pode ser comercializado como insumo agrícola para todo o território nacional. O anúncio da certificação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ocorreu na tarde de quarta-feira (1º), no Centro Administrativo.

Rico nesse tipo de solo, de origem vulcânica, Uberlândia tem, agora, o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil, podendo se tornar um grande fornecedor do insumo. Segundo a Prefeitura, o pó de basalto é um remineralizador de solo com capacidade de baratear os custos e aumentar a produção agrícola. 

"Não pesquisamos apenas para a soja, para a cana ou para o milho. Pesquisamos para o hortifrutigranjeiro, para a agricultura familiar. Fizemos um trabalho para os agricultores brasileiros, seja pequeno, médio ou grande produtor", disse o prefeito Odelmo Leão.

Ainda conforme o prefeito, a pesquisa sobre o pó de basalto avançará para outra etapa e avaliará os benefícios do produto na construção civil. 

Autorizações para comercialização

O “Certificado de Registro de Estabelecimento” e o “Certificado de Registro de Produto” foram emitidos pelo Mapa à EcoBrix, primeira mineradora autorizada a explorar o produto. Com os testes iniciados em 2019, a empresa terá capacidade de produzir e escoar cerca de 300 toneladas de pó de basalto por dia. 

Outra mineradora uberlandense, a BT Construções, também recebeu parecer favorável do Mapa para registro do pó de basalto como produto.

Solo rico

De acordo com a Prefeitura, Uberlândia tem mais de 16 mil hectares de basalto, que apresenta altas concentrações de cálcio, magnésio, potássio e silício. Em pó, o produto tem capacidade para aumentar o rendimento de produção entre 20% e 30%, segundo os estudos.

Entre as principais melhorias nas culturas proporcionadas pelo pó da rocha, estão:

  • Melhoria da sanidade das plantas;
  • Maior retenção de carbono no solo;
  • Maior resistência às intempéries;
  • Menor uso de fertilizantes sintéticos e defensivos;
  • Barateamento dos custos da lavoura.

Polo Agromineral Verde do Brasil

Em dezembro de 2021, Uberlândia lançou o marco fundamental do primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil. A cidade se tornou, então, referência nacional na produção e distribuição dos remineralizadores de solo no país. 

Ainda em 2021, o governo federal incluiu os remineralizadores no Plano Safra 2022/2023, estendendo a obtenção de linha de crédito do programa de apoio à agropecuária.

*Com informações g1

Nuvem de tags

Mineração,

Uberlândia,

Cidades,

Comentários

Envie seu comentário