(34) 99969-0040 contato@diariodocerrado.com.br

Vacina da covid-19 passa a ser obrigatória para crianças

2024-01-01 18:17:40
Diario do cerrado: Vacina da covid-19 passa a ser obrigatória para crianças

Marcelo Camargo /Agência Brasil

A partir desta segunda-feira, 1º, os pais são obrigados a levarem seus filhos para receberem a vacina contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, o foco vai ser as crianças de seis meses a cinco anos. 

Em outubro, o governo Lula incluiu a vacina no Programa Nacional de Imunizações. Na ocasião, a pasta afirmou que bebês a partir dos seis meses devem receber o imunizante contra o coronavírus. 

As crianças dessa faixa etária devem receber três doses da vacina contra a covid-19. A primeira deve ser aplicada aos seis meses; a segunda, aos sete meses; e a terceira, aos nove meses. A partir dos cinco anos, as doses de reforço vão ser apenas para as crianças que integram o grupo prioritário — com comorbidades e deficiência permanente. 

Pais correm o risco de serem multados

Os pais que não vacinarem seus filhos contra a covid-19 poderão perder benefícios sociais, como o Bolsa Família. Além disso, corre-se o risco de serem penalizados com o pagamento de multa.

Há, ainda, um projeto de lei que prevê até um ano de prisão para os pais que não vacinarem seus filhos. A proposta segue em tramitação no Congresso Nacional. No Senado, por exemplo, propostas com punições ainda maiores são discutidas.

Deputado protocola projeto para revogar obrigatoriedade 

Em contrapartida, o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) protocolou, no último dia 18, um projeto de decreto legislativo que busca revogar a nota técnica do Ministério da Saúde que obriga as crianças a tomarem as doses da vacina contra a covid-19. A proposta do parlamentar, no entanto, aguarda distribuição para tramitar na Câmara. 

Nuvem de tags

Vacina,

Brasil,

Covid-19,

Comentários

Envie seu comentário