(34) 99969-0040 contato@diariodocerrado.com.br

Inverno chega oficialmente nesta terça-feira (21), veja como fica o clima na região

2022-06-20 20:51:29
Diario do cerrado: Inverno chega oficialmente nesta terça-feira (21), veja como fica o clima na região

Foto: Juliana Kopp

Apesar das últimas semanada geladas, o inverno só chegará oficialmente às 6h14 desta terça-feira (21), horário de Brasília e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vai até às 22h04 do mês de setembro. 

De acordo com a climatologista Wanda Prata em 2022 a estação claro, será frio, mas não rigorosa. 

"Nós teremos mudança no tempo no final do mês, no dia 28 para o dia 29 de junho, quando as temperaturas cairão bem, mas não ultrapassando os 10°C. Teremos o mês de julho todinho com temperaturas variando entre as mínimas 14°C e alguma vez ou outra deve aparecer 10°C ou 11°C. Sem previsão de chuvas, apenas céu nublado que acompanha chuviscos insignificantes", explicou.

Previsão semanal

A previsão do tempo indica que a semana que dá início à estação mais fria do ano deve ser de temperaturas amenas, mas com muito sol, baixa umidade e sem possibilidade de chuvas.

Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, as temperaturas na região devem variar entre 12°C e 29°C. Diferente da última semana, esta deve ser de poucas ou nenhuma nuvem no céu e os dias serão bastantes ensolarados. 

Ainda conforme informações do climatologista, a umidade relativa do ar permanece em estado de atenção durante toda a semana, ficando entre 20% e 30%.

O que esperar do inverno

O climatologista contou que a região pode esperar um inverno mais seco, sem chuvas e com temperaturas baixas, principalmente durante a madrugada e à noite. Conforme a previsão, os termômetros devem variar entre 11°C e 12°C nesses períodos, com máxima em torno de 28°C. 

Os moradores também podem ser preparar para a chegada de duas frentes frias: uma no começo de julho e outra em agosto. A primeira deve vir acompanhada de massa de ar polar, o que indica aos moradores da região que os dias voltam a esfriar e permanecem com ar seco.

La Niña

Ruibran dos Reis ainda contou que a influência do fenômeno La Niña neste inverno vai facilitar a chegada de frentes frias ao Brasil.

O fenômeno é o resfriamento da temperatura da água do mar do Oceano Pacífico, principalmente na costa do Peru e do Equador. As temperaturas estão um pouco abaixo da média. Enquanto o La Niña atua, isso faz com que as frentes frias cheguem com muita facilidade aqui no Brasil, principalmente no sul do país. Aqui na região Sudeste, elas passam mais ao longo do litoral, mas a previsão já para a virada do mês é de uma frente fria chegar em Minas Gerais, ressaltou Ruibran.

Uberlândia

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que os dias se mantenham com sol. Além disso, os termômetros na cidade devem variar entre 13°C e 30°C, com baixas possibilidades de chuva. 

Confira as temperaturas em outras cidades

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Uberaba 14º C 32º C
Araguari 12º C 29° C
Ituiutaba 14º C 33º C
Patrocínio 10º C 29º C
Patos de Minas 10º C 31º C
Araxá 10º C 29º C
Paracatu 11º C 31º C

Fonte: Climatempo

 

Siga  O DIÁRIO DO CERRADO no Facebook e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Se você quer anunciar no Diário do Cerrado e fazer bons negócios aqui é o seu lugar. Venha para o Diário do Cerrado - ”Aqui a Parceria é certa”. Fale agora - (34) 999690040 (WhatsApp)

Comentários

Envie seu comentário

COLUNISTAS

Walter Guimarães

Rev. Lúcio dos Reis

Kadidja Martins

Rodrigo Ferreira

Gustavo Brasileiro